Por trás da criação de um produto há inúmeras etapas, desde a elaboração do conceito que se deseja transmitir até as estratégias de divulgação. Uma das etapas de extrema importância é o desenvolvimento do design da embalagem que, na maioria das vezes é um dos principais fatores que influenciam o consumidor na escolha do produto. Prova disso é um estudo realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que aponta que no Brasil, 75% das empresas que apostaram no design de embalagem dos seus produtos tiveram um aumento expressivo em suas vendas.
Mas você sabe como desenvolver um design incrível para a embalagem do seu produto?
Abaixo te daremos algumas dicas para dar o start nesse processo e criar uma embalagem capaz de falar pelo próprio produto e alavancar ainda mais a sua marca no mercado. Quer saber mais? Continue lendo!
1. Busque por referências
Antes de mais nada, é preciso que você entenda que uma grande ideia não nasce do dia para a noite. Pelo contrário, todo projeto de criação requer esforço e pesquisa para que ele tenha sentido e seja capaz de transmitir uma ideia consistente ao cliente final. Para isso, faça uma pesquisa de mercado (benchmark), busque por referências você pretende fazer e assim crie um quadro com as ideias que mais te agradam e que façam sentido para o seu produto e para a categoria em que ele se enquadra. Isso te ajudará a fazer algo novo com base em cases que já se tornaram um sucesso. No Pinterest, por exemplo, você poderá encontrar um grande repertório de referências.
2. Demonstre originalidade no design
Do formato às cores utilizadas, não tenha medo de tentar algo novo no design da embalagem do seu produto. Ainda que sair do convencional para muito possa significar sair da zona de conforto, aos olhos do cliente isso pode significar inovação e irreverência, o que contribui para a escolha do produto. Em linhas gerais, tente despertar a curiosidade do consumidor com a mensagem da embalagem do seu produto.
3. Aposte na experiência do consumidor
A boa experiência do consumidor é imprescindível para que ele deseje adquirir seu produto novamente. Por isso, é importante que, desde a embalagem ele tenha uma experiência satisfatória. Para isso, pense na viabilidade da embalagem, ou seja, evite lacres difíceis de se abrir, ou que não sejam práticos para o cliente.
4. Mostre os valores da marca
Se a sua empresa defende um valor específico, você deve demonstrar isso logo no design da embalagem. Por exemplo, se a sua marca é sustentável e trabalha sem crueldade animal, porque não escolher um material ecológico para o design embalagem? Isso pode contribuir para a atração de um público específico e mais do que isso, contribui para a fidelização.
Invista na embalagem dos seus produtos
Com essas dicas, esperamos que você tenha entendido sobre a importância do design para um produto como um todo. Vale ressaltar que, a ajuda de um profissional da área de design pode tornar esse processo ainda mais efetivo para a sua empresa. A Eizee é especialista do desenvolvimento de design embalagens. Quer conversar sobre o seu projeto? Entre em contato conosco e agende uma consultoria!
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