Desde 2014 vem sendo discutido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária um novo padrão frontal de rótulos e embalagens.
A intenção é que os rótulos de alimentos e bebidas informem de maneira mais clara e objetiva sobre os teores de açúcar, sódio e gordura.
São discutidos dois modelos pela Anvisa, Ongs e Associação da indústrias e o mais aceito até agora pela “Anvisa e Indústrias” é o se semáforo quantitativo.
A proposta utiliza-se da cores verde, amarelo e vermelho; como um semáforo de trânsito; para classificar os nutrientes presentes nos alimentos e nas bebidas. Além disso estará estampado no selo a percentagem que o ingrediente representa na fórmula do produto.
O segundo modelo proposto mais aceito por acadêmicos e também recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) é o sistema de advertência onde são estampadas nas embalagens e rótulos triângulos em preto em cima de um retângulo branco com textos escrito em branco no painel principal da embalagem que sinalizam o excesso do ingrediente considerado crítico para a saúde (dentro da tabela nutricional e do valores diários de referência). Elle alerta sobre os ingredientes como sódio, açúcar, gorduras totais e saturadas, além de qualquer quantidade de gordura trans e adoçantes.
Qualquer que seja o modelo adotado pela Anvisa (Semáforo Nutricional ou Selos de advertência). A Eizee pode ajudar a sua empresa na criação dos novo produto adequados à nova exigência, quanto na adequação e regularização de sua embalagens.
No comment yet, add your voice below!