No concorrido mercado alimentício faz-se importante que a inovação em embalagens seja levada em consideração para que seu produto esteja na frente dos produtos concorrentes. Principalmente porque o público está cada vez mais de olho nas funcionalidades, matéria-prima e design das embalagens que veem nas prateleiras de mercados.
Os novos padrões de compra do público mais jovem são ponto de partida para entender de onde surgiu a demanda pela inovação em embalagens. Até porque, esse público está preocupado com a sustentabilidade das marcas, optando por comprar de empresas que utilizem materiais sustentáveis e recicláveis. Aliado a isso, também precisamos levar em consideração o transporte e segurança dos alimentos.
Neste texto, você encontra informações relevantes sobre a inovação em embalagens e como tudo isso irá afetar o crescimento das vendas de sua empresa. Confira:
Novas tecnologias no mercado
Quando o assunto é inovação em embalagens, existem algumas tendências que têm conquistado o mercado e atraído atenção do público certo.
- Embalagens ativas que, como o próprio nome diz, passam a exercer um papel mais ativo e interagem quimicamente com o produto elas são muito mais do que simples barreiras contra o oxigênio ou umidade, por exemplo, contribuindo efetivamente na da qualidade,, aumento da vida útil e dos atributos sensoriais do produtos. Em resumo uma embalagem ativa para mantêm o frescor o sabor e aparência do produto
- Embalagens inteligentes, que monitoram as condições do produto ao longo da cadeia, informando e interagindo com fabricantes, varejistas e consumidores.
Sua principal característica é a presença de tecnologias capazes de comunicar as reais condições de um produto ou do ambiente em que ele se encontra, através de estímulos visuais.
- Nanotecnológicas: Esta tanto pode ser uma ferramenta para viabilizar as tecnologias já mencionadas (embalagens ativas e inteligentes), como para levar as propriedades e características das embalagens que conhecemos hoje a outros patamares, como melhores barreiras e resistências.
Embalagem muda de cor com exposição ao sol ou aumento de temperatura do produto.
Apostando nessas tecnologias faz com que as marcas se posicionem melhor e tenham a preferência destes consumidores. Uma embalagem bem construída, com um design de qualidade, pode ser um agente disseminador da filosofia de trabalho e valores da sua empresa.
Necessidade do mercado
As exigências dos consumidores estão como nunca elevadas a um patamar nunca visto quanto a inovação das embalagens e isto tem modificado bastante a forma como as marcas são vistas. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), a visão que o consumidor tem é que a embalagem e o produto que está dentro dela são uma única coisa, sendo assim, como a embalagem é o primeiro ponto de contato do consumidor com o produto “se a embalagem for ruim, o produto também será.”.
Embalagens sustentáveis
O público consumidor tem mudado e, com ele, agora é preciso estar atento à inovação em embalagens, elas devem cada vez mais serem sustentáveis (biodegradáveis ou retornáveis). Graças a crescente preocupação dos consumidores com o meio ambiente. Um grande exemplo, é a troca cada vez mais frequente do plástico comum por papel, plástico biodegradável, metal ou vidro.
Além disso, podemos encontrar embalagens sustentáveis feitas de materiais como:
- Embalagem de milho e bactérias;
- Embalagem de plástico de leite
- Embalagem de fungo;
- Embalagem de batata e uvas;
- Dentre outros.
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