Foi-se o tempo em que o boca a boca era suficiente para divulgar uma marca. Hoje em dia as estratégias de marketing se tornaram indispensáveis para alavancar negócios, gerar visibilidade e atrair um público-alvo qualificado. Com o advento do digital e a tendência das pessoas se manterem conectadas praticamente 24 horas por dia, a maioria das estratégias de divulgação giram em torno das ferramentas online, também chamadas de marketing digital. Mas você sabe o que diferencia o marketing digital do marketing tradicional que vinha sendo praticado até então? 

Marketing tradicional

O marketing tradicional tem como base os canais de comunicação offline, ou seja, que não envolvem a internet, como por exemplo campanhas em comerciais de televisão, rádio, carros de som ou jornal impresso.  Esse é um ótimo canal para atingir um público-alvo de faixa etária mais elevada, uma vez que este grupo não é tão conectado como as gerações mais novas.

Além disso, há ainda outros tipos de ações, como anúncios em outdoor ou entrega mesmo a entrega de panfletos. Essas são estratégias efetivas para atingir pequenos nichos locais, como bairros ou uma região específica da cidade, por exemplo.

Marketing digital

O marketing digital contempla o conjunto de estratégias realizadas no ambiente digital. Dentro disso podemos citar criação de conteúdo em redes sociais, páginas de prospecção de lides, anúncios patrocinados no Google ou mesmo no YouTube e outros sites, nutrição de listas de e-mail marketing e outras estratégias que devem ser pensadas de acordo com a etapa de prospecção que o cliente se encontra dentro de sua jornada.

O digital tem como principal vantagem a ausência das barreiras físicas, ou seja, você pode atingir pessoas do seu bairro ou de outro país. Quem específica isso é você na hora do planejamento do alcance das campanhas. Neste quesito, o marketing digital também tem como vantagem a facilidade para mensurar os resultados, uma vez que as métricas detalhadas contribuem para a análise do público atingido, bem como a proporção da conversão obtida.

 

Mas qual é a melhor estratégia?

Esta é uma dúvida muito recorrente. Isso porque muitos pensam que o marketing tradicional está morto, quando na verdade, o ideal é saber conciliar o melhor de ambas as estratégias. Chamamos a combinação do marketing digital com o marketing tradicional de marketing 360. Grandes empresas já colocam essa estratégia em prática com o intuito de atingir seu público-alvo através de diferentes frentes e, acredite, o que não faltam são cases de sucesso!

Por onde começar?

Não queira abraçar o mundo sem conhecê-lo. Essa é a nossa dica de ouro. Independente da sua estratégia, é preciso muito planejamento e estudo prévio para que você conheça o seu público-alvo e tenha clareza a respeito dos objetivos que pretende alcançar a curto, médio e longo prazo, bem como o quanto está disposto a investir. Esses fatores serão imprescindíveis para a definição dos canais nos quais as estratégias serão realizadas. Neste ponto, a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença. Quer alavancar o seu negócio de forma assertiva? Entre em contato conosco para saber como dar os primeiros passos.

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